Cloud Computing – Principais Tendências

Um artigo publicado na ComputerWorld, pelo vice-presidente de cloud computing da IBM Brasil, Tomaz Oliveira, mostra as principais tendências para a área de Cloud Computing em 2017. Vale a pena conferir.

1) A ascensão da computação cognitiva será impulsionada pela nuvem

Um número crescente de coisas das quais dependemos — seja na vida pessoal ou profissional — reside no crescente oceano de dados que nos rodeia. Uma indiscutível banalidade da era digital é que os dados estão aumentando em uma velocidade mais rápida do que a nossa capacidade de entendê-los. De fato, 80% dos dados do mundo são essencialmente “escuros” (coletados e armazenados por computadores) mas invisíveis e inutilizáveis pelos seres humanos. Sistemas cognitivos, disponíveis através da nuvem, estão levantando o véu sobre os chamados “dados escuros”.  Servidores, armazenamento e software agora estão sendo construídos para um mundo de nuvem híbrida, que está se movendo rapidamente para soluções cognitivas. Tudo isso possível por sistemas computacionais que podem entender, aprender e raciocinar. Em 2017, as soluções cognitivas disponibilizadas através da nuvem continuarão impulsionando novas experiências e transformando indústrias inteiras, desde serviços financeiros e varejo até saúde e companhias aéreas.

2) Blockchain está trazendo confiança à era digital e da nuvem

Um dos avanços tecnológicos mais empolgantes nos últimos anos é o advento de blockchain, a primeira plataforma global e peer-to-peer para negócios e transações pessoais. Blockchain é um ledger (palavra inglesa que significa livro-razão em contabilidade) confiável, e protegido por criptografia avançada, o que o torna o sistema mais seguro e a prova de falhas já desenvolvido para a era digital. Apenas um círculo fechado de participantes tem acesso e cada parte só pode ver as informações que eles estão autorizados a ver dentro de uma transação. Cada vez mais empresas e organizações estão escolhendo blockchain na nuvem. Esta tendência continuará em 2017. De fato, estima-se que a aplicação de blockchain às cadeias logísticas globais pode gerar mais de US$ 100 bilhões em eficiência anualmente. Os melhores sistemas são construídos à escala, amplamente acessíveis e consumíveis como APIs ou soluções na nuvem.

3) Computação em nuvem “serverless” está eliminando a complexidade e custo para desenvolvimento de aplicativos

Uma tecnologia emergente chamada “computação sem servidor” faz com que o uso de servidores virtuais e físicos seja completamente invisível para os desenvolvedores. Esta tecnologia, entregue através da nuvem, está começando a desvendar vantagens competitivas que mudam o jogo para organizações de todos os portes. Em 2017, mais empresas aproveitarão seus benefícios, incluindo tempo de desenvolvimento reduzido e menor custo.

4) Segurança: a computação em nuvem facilitará a segurança.

Em 2016, vimos muitas notícias sobre brechas de segurança em TI que afetaram negócios, governos e cidadãos. E preocupações com a segurança ainda aparecem como um grande inibidor da adoção de computação em nuvem. Embora a ameaça seja real, os principais provedores de nuvem estão tomando medidas extraordinárias para construir proteções de segurança.

Em 2017, novas capacidades cognitivas acelerarão a transformação das vulnerabilidades de segurança percebidas da nuvem em uma força. Utilizando a inteligência de segurança, as soluções cognitivas geram não apenas respostas, mas hipóteses, raciocínio baseado em evidências e recomendações para melhorar as tomadas de decisão. Como resultado, a segurança cognitiva ajudará a lidar com a falta de habilidades atuais, acelerar as respostas e reduzir o custo e a complexidade de lidar com o cibercrime.

5) A transformação da cultura está impulsionando a jornada para a nuvem

À medida que mais e mais organizações adotam a nuvem, a jornada exigirá uma transformação que vai além da tecnologia. Desenvolvedores, startups e organizações devem mudar sua cultura e priorizar a experiência do usuário, valorizar a colaboração, a liberdade de experimentar e um foco acentuado de negócios. Em 2017, veremos mais empresas de TI criando espaços físicos reais que envolvem centros de inovação ou garagens — a IBM Brasil, por exemplo, vai lançar o espaço Garagem 11.57 ainda no início deste ano em sua sede em São Paulo, voltado para startups e parceiros implementarem soluções em sua plataforma na nuvem, o Bluemix. Espaços assim, onde o talento é atraído e nutrido, pequenas equipes podem se reunir para aprender novas habilidades e colaborar em avanços inovadores. Plataformas na nuvem irão acelerar a inovação e o papel-chave da tecnologia da informação na transformação dos negócios e da sociedade.