«

»

fev 06

Cursos para Certificação Scrum

Certificação Scrum MasterNo artigo de hoje iremos falar sobre o framework Scrum e principalmente sobre a grande procura pelos cursos e pelas certificações de Scrum Master.

Nos últimos anos, o uso do framework Scrum pelas empresas aumentou muito, e continua em expansão. Isso ocorre por todos os benefícios que o desenvolvimento de produtos utilizando essa metodologia ágil proporciona, principalmente a maior agilidade no processo de desenvolvimento e entrega dos produtos.

Isso tem feito aumentar muito o interesse dos profissionais pela obtenção certificação Scrum Master. Seja para conhecer mais o framework e conseguir um maior crescimento na empresa em que trabalha. Seja para aumentar sua empregabilidade e poder concorrer a vagas que exigem a certificação, o que tem sido cada vez mais frequente.

No entanto, diferente da maioria das áreas de TI, a certificação Scrum é concedida por diferentes instituições, o que causa muitas dúvidas no momento de escolher o caminho e o curso a seguir.

Vamos entender melhor essas diferenças e como escolher o caminho a seguir.

 

Como escolher a Certificação

Scrum - AgileA Certificação Scrum Master é concedida por diversas organizações oficiais.

Todas elas adotam os mesmos objetivos e princípios essenciais do Scrum e do Manifesto Agile. No entanto, é natural que haja pequenas diferenças no que é exigido em cada exame. Algumas instituições irão dar mais peso em algumas áreas, ou mesmo a forma de elaboração e aplicação das provas sejam diferentes.

Há diferenças também quando ao valor dos cursos, das provas e quanto à exigência ou não de renovações regulares

Abaixo as principais entidades certificadoras:

  • EXIN: A Exin é uma entidade certificadora muito conhecida, que atua em diversos outros segmentos como Governança de TI, ITIL, Segurança, e recentemente lançou os exames Agile Scrum Foundations (ASF), de nível mais essencial, e a Agile Scrum Master (ASM), mais voltada para os profissionais que desejam atuar como SM.
  • SCRUM Study: A principal certificação é a Scrum Master Certified (SMC), e sua adoção vem crescendo muito nos últimos anos.
  • PMI: A PMI tabmém possui uma certificação voltada para área de Scrum, é a PMI-ACP (Agile Certified Practitioner), muito procurada por quem já é certificado PMP.
  • Scrum Alliance: Esta é mais antiga entidade certificadora e a principal delas é a Certified Scrum Master (CSM). Seu problema é a exigência de um curso presencial oficial para realizar o exame, que possui um custo elevado.
  • Scrum.ORG: Tem como principal certificação a Professional Scrum Master (PSM), com as versões PSM I (Intermediário) e PSM II (Avançado). Tem sido muito procurada atualmente.

 

Curso Presencial ou Online

Curso Scrum MasterPara obter uma certificação Scrum Master é muito importante que o candidato realize algum curso preparatório, que irá indicar qual o conteúdo aplicado no exame, assim como dar dicas de preparação para cada prova.

Esses cursos são direcionados para cada uma das diferentes entidades, então o aluno deve sempre saber para qual exame ele deseja ser preparado.

São diversas as opções de treinamento. Os cursos presenciais costumam ser bastante completos com a vantagem de possibilitar a realização de contatos profissionais. Por outro lado costumam ser mais caros, tanto no valor do curso em si, como nos gastos e o tempo perdido com deslocamentos.

Outra opção que tem sido muito procurada é o curso scrum online, que disponibiliza o mesmo conteúdo dos cursos presenciais, mas registrados através de vídeo aulas em que o aluno assiste quando e de onde desejar. O custo também costuma ser bem menor.